domingo, 6 de maio de 2012

Heinkel HE-219 resgatado na Dinamarca


  HISTÓRIAS
   Destroços de um Heinkel HE-219 resgatados na Dinamarca
   "Wreckage of a Heinkel HE-219 rescued in Denmark"

Destroços de um caça da Segunda Guerra Mundial são resgatados do mar na Dinamarca.


Destroços enferrujados de um bimotor alemão Heinkel HE-219 da Segunda Guerra, do qual existe apenas um exemplar intacto no mundo, foram resgatados ao largo da costa dinamarquesa, conforme um comunicado do Museu Militar de Aalborg, na quarta-feira, 25/04/2012.

A maior parte dos pedaços da aeronave foram resgatados na segunda-feira, mas em um estado muito precário de conservação, em virtude dos longos anos em que permaneceram nas águas do mar, a pelo menos três metros de profundidade, na baía de Tannis, a oeste da ponta norte da península de Jutland.
"O Heinkel He-219 é um Caça Noturno, uma das aeronaves mais sofisticadas do seu tempo.", disse o presidente da Associação Dinamarquesa de Historiadores da Aviação, Ib Loedsen. "Foi um caçador furtivo que aproveitava a noite para atacar bombardeiros inimigos."
Era equipado com radar e assentos ejetáveis.

Uma cópia desta unidade, a única além dos destroços encontrados em território dinamarquês, está em exibição no Museu do Ar e do Espaço, em Washington, nos EUA.
O Modelo preservado daquele Museu foi encomendado em abril de 1943, possui cockpit pressurizado, medindo 15 metros de comprimento e 18 de largura. O alemães fabricaram cerca de 300 exemplares.

Ele era muito temido pelas aeronaves aliadas, das quais foi responsável pelo abate, em apenas duas semanas (em junho de 1943), de vinte e cinco bombardeiros da RAF, incluindo seis de Havilland "Mosquitos", conforme o site American Museum.
"Os destroços foram descobertos ao largo da costa da Dinamarca em Abril de 2011 graças a uma forte tempestade que atingiu uma parte do avião presa na areia.", disse um dos mergulhadores que trabalharam no resgate dos destroços do avião. 

Um breve histórico da aeronave.

O Uhu (Coruja de Rapina) é considerado por muitos o melhor caça noturno alemão da Segunda Guerra Mundial. Apesar de suas qualidades excepcionais, poucos exemplares foram construídos. 
A Heinkel estava entre as maiores e mais conceituadas fábricas de aviões da Alemanha dos anos 30 e 40. 

Entretanto, o que muitos julgam ter sido uma um certa dose de “má vontade” do RLM (ReichsLuftfahrtMinisterium, Ministério da Aviação do Reich), e de seu todo poderoso General Erhard Milch em relação a companhia Heinkel, atrapalhou o desenvolvimento da aeronave.

A Heinkel continuou a desenvolver e a construir o modelo apesar da falta de encomendas. O projeto do He 219 começou em 1940 como um avião militar multifuncional e somente em fins de 1941 o modelo se tornou um caça noturno “puro” efetuando seu primeiro vôo em Novembro de 1942.

Houve um encomenda de 300 aeronaves He 219A, incluindo as 130 aeronaves He 219A-0 de pré-produção inicial.

Em apenas seis missões de combate, a nova arma abateu 20 bombardeiros da RAF, incluindo seis Mosquitos, uma aeronave inimiga que nunca havia sido abatido durante a noite.

O estrondoso sucesso do Heinkel He 219 levou os pilotos a pediram mais aeronaves. A Heinkel colocou as unidades fabris de Marienehe e Oranienburg a disposição do He 219. Uma produção de 100 aviões por mês estava prevista, mas em razão dos incessantes bombardeios aliados, nunca foi possível passar da cota de 12 aparelhos mensais.

Equipado com o poderoso sistema de radar frontal FuG 220 SN-2 “Lichtenstein”, radares traseiros, antenas de rádio sofisticadas, assentos ejetáveis e o terrível canhão de 30 mm instalado a ré da cabine, atirando em um ângulo de 180 graus - “Schräge Musik” (Música Oblíqua, o termo com que os alemães então denominavam o Jazz americano, por seu ritmo frenético).

Foi uma aeronave que poderia ter causado um considerável estrago nas forças de bombardeiros noturnos dos aliados, se as intrigas políticas não tivessem sufocado seu desenvolvimento.


Especificações (He 219 A-5)

Classe: Caça Noturno Bimotor

Tripulação........................... 2 homens
Comprimento.......................... 16,34 m 
Envergadura.......................... 18,50 m.
Altura............................... 4,15 m.
Peso vazio........................... 8.350 kg.
Peso Carregado....................... 15.150 kg.
Velocidade máxima.................... 615 km./h.
Teto de serviço...................... 9.800 m.
Alcance Normal....................... 2.850 Km.

Motor:
2 DB 603E de 12 cilindros em V invertido (1.900 hp)

Armamento:
2 MG151 de 20 mm montado numa célula ventral
2 MG151 nas asas
2 MK108 de 30 mm posição dorso/traseira - ângulo de 65º (Schräge Musik)

Vídeo Heinkel He 219 "Uhu"
Fontes

http://guerra-abierta.blogspot.com.es/
www.diasdehistoria.com.ar
www.7sur7.be
www.infobae.com
www.thelocal.de
www.luftwaffe39-45.historia.nom.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário