quinta-feira, 24 de março de 2011

Esquadrão Tucano - RAF voa com Spitfire e Hurricane

 BATALHAS

  Batalha da Inglaterra 70 Anos

   Esquadrão Tucano da RAF presta homenagem
  Vôo em formação com Spitfire e Hurricane

     "Tucano Squadron RAF pays tribute Flying in formation with Spitfire and Hurricane"




A Base da RAF de Linton-on-Ouse, em North Yorkshire, Inglaterra, realizou uma cerimônia em tributo aos veteranos da Batalha da Inglaterra, para  alguns convidados, em 19 de maio de 2010, com o sobrevôo e apresentação de duas aeronaves de treinamento Tucano que receberam o mesmo esquema de pintura usado nas aeronaves de caça britânicas que combateram na Batalha da Inglaterra, acompanhando um Spitfire e um Hurricane.

Os dois treinadores Shorts Tucano do Esquadrão 72(R) foram pintados para homenagear dois pilotos de sucesso da Batalha da Inglaterra que na sequência vieram a comandar o Esquadrão 72 no final da guerra.

O vôo histórico foi realizado em homenagem aos pilotos que lutaram bravamente durante a Batalha da Inglaterra, na Segunda Guerra Mundial.

O Tucano ZF171/‘LZ-R’ representa o piloto de Spitfire Robert Wardlow Oxspring (DFC AFC) que voou com o Esquadrão 66 durante a Batalha da Inglaterra e ganhou a primeira de duas condecorações Distinguished Flying Crosses durante a campanha. Ele assumiu o comando do Esquadrão 72 em 1942, e liderou esse durante o reenvio do esquadrão para o Norte da África no final daquele ano.

O Tucano ZF317/‘QJ-F’ representa o piloto do Spitfire Charles Brian Fabris Kingcombe DSO DFC, que voou com o Esquadrão 92. Ele participou dos combates sobre Dunquerque em maio de 1940 e nos estágios finais da Batalha da Inglaterra, durante os quais ele foi abatido e ficou seriamente ferido. Após se recuperar dos ferimento ele retornou para aviação de caça, eventualmente assumindo o comando do Esquadrão 72 no começo de 1942.

Mais um vôo em formação, desta feita com o caça Hurricane somente, foi realizado em outro evento da Base da RAF de Linton-on-Ouse, onde também estavam presentes os veteranos.
Os caças Spitfire e Hurricane pertencem ao Memorial em Vôo da Batalha da Inglaterra na Base da RAF de Coningsby, em Lincolnshire, e foram pilotados por Ian Smith e Mark Pearce, respectivamente.

Mais de 3.000 pilotos e tripulantes foram mortos durante a épica Batalha da Inglaterra, a qual viu 1.963 aeronaves aliadas expulsarem 2.550 caças e bombardeiros alemães e italianos no verão e outono de 1940.

As aeronaves Tucano custaram US$ 1,4 milhão cada, possuem uma velocidade máxima de 350 mph e são utilizadas basicamente para treinamento dos novos pilotos da RAF desde 1989.

O piloto de Tucano da RAF Tom Bould e sua equipe "RAF Tucano Display Team" realiza mais de 60 apresentações, em vários países, anualmente.

Fontes do artigo:
http://cavok.com.br/blog
http://www.raf.mod.uk/tucanodisplayteam

Nenhum comentário:

Postar um comentário