segunda-feira, 9 de maio de 2011

8 de Maio de 1945 VE (Victory on Europe) - Os britânicos

Histórias


8 de Maio de 1945 na visão dos britânicos
Dia da Vitória na Europa - V(Victory on Europe)
Rendição incondicional
Terça-feira, 08 de maio de 1945, foi o "Dia da  Vitória na Europa"  comemorando oficialmente o fim da "Guerra de Hitler", marcando o fim de seis anos de miséria, sofrimento, coragem e resistência em todo o mundo.

As pessoas reagiram de várias maneiras à notícia do fim do pesadelo: alguns celebraram em festejos nas ruas, outros passaram o dia em reflexão e havia aqueles ocupados demais na realização de tarefas para fazer qualquer outra coisa. Em última análise, nada seria exatamente igual outra vez.

O fim da Guerra estava claro, desde o início de 1945

O fim da Primeira Guerra Mundial em 11 de novembro de 1918 foi um choque para muitos soldados e civis, pois o colapso do exército alemão foi muito repentino. Por outro lado ficou claro - pelo menos desde o início de 1945 - que o fim da Segunda Guerra Mundial estava próximo, após uma série de capitulações. As forças alemãs na Itália se renderam em 02 de maio. No dia seguinte, uma delegação de alto escalão alemão, incluindo um almirante sênior e um general, apareceu na sede de Marechal de Campo Sir Bernard Montgomery, localizado perto de Lubeck.

Em seu jeito típico, Montgomery grunhiu:

- Quem são estes homens? O que eles querem?

- Eles vieram entregar as forças alemãs no Norte da Alemanha, Dinamarca e Holanda.

O documento final da rendição incondicional foi assinado na sede da General Dwight Eisenhower, em Reims, em 7 de maio. O primeiro-ministro Winston Churchill e o rei George VI quiseram que fosse segunda-feira 07 de maio ser o dia VE. Mas, curvando-se aos desejos de americanos, a vitória foi celebrada em 08 de maio. A União Soviética esperou um dia extra para iniciar suas celebrações formais.

Eu sobrevivi

Os combatentes, continuaram matando e morrendo até o último minuto, e ainda após, no período imediato à suposta paz. Um submarino alemão afundou dois navios mercantes em 07 de maio ao largo da costa da Escócia, e alguns alemães ainda continuaram em luta contra o Exército Vermelho durante vários dias após o Dia da Vitória.
Uma reação comum à notícia de paz entre os soldados, de ambos os lados, na Europa foi "eu sobrevivi". Stuart Hills, oficial britânico de um regimento de blindados viu a guerra terminar no interior da Alemanha. Ao ouvir a notícia, sentiu uma euforia imediata e marcou a ocasião com champanhe "libertada". Mas - ato contínuo - ele relembrou seus amigos que haviam sido mortos, e então não mais sentiu vontade de celebrar.
Um batalhão escocês disparou algumas tochas de iluminação a guisa de fogos de artifício, quando a notícia chegou. Mais tarde, houve distribuição de rum e um dos pelotões realizou uma cantoria. Entretanto o Dia da Vitória decorreu sem maiores incidentes. Para esta unidade que estava em estreita proximidade com o inimigo, era comum topar com forças alemãs que ainda se recusavam a acreditar que a guerra tinha acabado.

Suásticas foram queimadas cerimonialmente

O 8º de Hussardos (parte da 7 ª Divisão Blindada) também conhecido como os "Ratos do Deserto", comemorou o Dia da Vitória no norte da Alemanha, com uma procissão religiosa regada a ponche de rum, bebido junto fogueiras em que suásticas eram cerimonialmente queimadas.

Em outra parte houve ainda mais comemorações desenfreadas, com vários soldados AWOL 'absent without leave' (ausente sem licença) e até mesmo algumas mortes motivadas pelo álcool, mas estas em geral aconteceram mais afastadas da linha de frente.
Em termos gerais, o exército britânico manteve-se bem disciplinado. A luta poderia ter sido maior. Entretanto, rodeado por uma população civil quase morta de fome, tentando sobreviver sob as ruínas de vilas e cidades da Alemanha, todos podiam ver que ainda havia muito a fazer. Além disso, pairava sobre a cabeça da população, o grande temor de que a ocupação fosse realizada pelos Russos.


Vídeo: 8 de Maio de 1945 - Dia da Vitória na Europa


Fontes:
www.bbc.co.uk/history
www.historic-uk.com
http://en.wikipedia.org

Sugestão de Postagem:
Pedro Paulo A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário