segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Semovente DA 105/25


  ARMAS
  Semovente DA 105/25

O termo Semovente significa literalmente "aquele que anda ou se move por si mesmo". Esta era a denominação que os italianos deram à suas peças de artilharia blindada auto-propelidas, durante a Segunda Guerra.

O Semovente DA 105/25 também era conhecido como “Bassoto” (Algo como “baixinho atarracado”, o nome que os italianos dão à raça alemã de cães Dachshund, conhecida popularmente no Brasil como “linguicinha”, famosa por protagonizar os antigos comerciais de amortecedores Cofap).
Foi um bom veículo blindado anti-tanques (tank-destroyer, em inglês), fabricado pela FIAT-Ansaldo.

Era basicamente formado pela combinação de um poderoso obuseiro de 105 milímetros, com cano de comprimento calibre 25 (origem de seu nome) instalado em um chassi alargado, rebaixado e melhor blindado, derivado do tanque M15/42. Também foram adicionadas placas blindadas nas laterais para proteger a parte superior das esteiras do blindado.
O obus ou howitzer é uma peça de artilharia semelhante a um canhão. Entretanto, enquanto o canhão destina-se a realizar fogo direto, ou seja, apontado diretamente o alvo, o obus dispara o seu petardo indiretamente, em trajetórias parabólicas, também chamadas oblíquas, de forma semelhante a um morteiro.

O primeiro protótipo do caça-tanques foi concluído apenas no final de 1942.
A Fiat -Ansaldo conseguiu produzir somente 30 unidades do modelo, entregues em 1943, pouco tempo antes da rendição italiana em setembro daquele mesmo ano.
Apesar de sua baixa cadência de tiro, provou-se um mortal destruidor de tanques.
Após a rendição das forças italianas, a Wermacht  que considerava o Semovente um veículo de boas características, apoderou-se dos exemplares sobreviventes, passando a utiliza-los sob a designação M43 Sturmgeschütz mit 105/25 853 (i).
Posteriormente os alemães, que haviam então ocupado boa parte da Itália, ordenaram a construção de mais 60 unidades do Semovente 105/25, às oficinas FIAT-Ansaldo.
Este veículo é considerado por muitos especialistas como o melhor blindado anti-tanques e o único blindado de “primeira linha” produzido pela Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Especificações

Semovente 105/25

Tripulação.....3;
Motor..........1 Fiat SPA 15 TB, a gasolina 192 hp a 2.400 rpm;
Câmbio.........5 marchas à frente e uma à ré;
Suspensão......Molas verticais helicoidais;
Armamento......1 obus 105 mm./25 com 48 projéteis;
Armamento......1 metralhadora Breda 8 mm. com 864 projéteis;
Radio..........1 RF 1 CA;
Blindagem......Frontal: 75 m.m;
               Traseira: 25 m.m;
               Superior frontal: 50 mm;
               Lateral inferior: 45 mm;
               Lateral superior: 25 mm;
Comprimento....5,52 m;
Largura........2,42 m;
Altura.........1,74 m.;
Peso...........15,8 toneladas;
Vel. Max.......35 km/h;
Alcance........180 km.

Fontes

www.panzertruppen.org
www.lasecondaguerramondiale.it
www.deadlybirds.com.br
http://ww2db.com
http://en.wikipedia.org
http://comandosupremo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário