segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bomba Voadora V-1

ARMAS

Bomba Voadora V-1
Fieseler 103 / FGZ 76 / Buzz Bomb / Doodlebug











A bomba voadora Fieseler 103 é mais conhecida por seu nome código V-1, Vergeltungswaffe 1, que em alemão significa Arma de Vingança 1 ou Arma de Represália 1. Como se tratava de uma arma teleguiada, é considerada como o primeiro míssil moderno usado em um conflito bélico. Seu desenvolvimento foi coordenado pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã).
Típico exemplo da inventividade e do gênio da engenharia alemã, resultou da aplicação de um pulso-jato Argus 014 de 335 Kg de empuxo em um artefato de produção simples e barata, que era essencialmente um monoplano sem piloto, feito de metal prensado e madeira compensada, dotado de sistema de direção orientado por giroscópio, que corrigia o rumo para a rota pré-estabelecida sempre que houvesse um desvio. Para aferir a distância percorrida, havia uma ventoinha acoplada a um medidor, que além de armar a ogiva explosiva (60 quilômetros após o lançamento), também provocava o mergulho no momento em que a bomba houvesse percorrido a distância programada até o alvo.
As V-1 eram lançadas em rampas, geralmente de madeira, equipadas com catapultas a vapor, situadas na França e Holanda, sendo dirigidas a objetivos localizados na Inglaterra e Bélgica.



O ruído produzido durante o vôo era semelhante a um zunido, característica dos pulso-reatores, que têm seu princípio de funcionamento baseado em rápidas, sucessivas  e pequenas detonações em série, semelhantes a golpes.
Também foram construídas V-1 pilotadas, com o objetivo de servirem como bancos de provas e não para ataques suicidas, conforme errôneamente divulgado por fontes das potências aliadas à época.
Este armamento obteve um relativo sucesso. Como voava em linha reta e à velocidade constante, não era muito difícil abatê-la com canhões ou desestabilizando-a com a asa dos aviões. Portanto, assim que alguma V-1 aparecia na tela dos radares ingleses, a RAF  dirigia caças como o Tempest ou o Gloster Meteor para interceptá-la.
Nos estágios finais do conflito, aproximadamente 1.200 V-1 foram lançadas por bombardeiros HE-111 adaptados, com o objetivo de aumentar o alcance e a carga bélica e também de dificultar a interceptação (para escapar das ondas de radar, as aeronaves voavam rentes ao mar no Canal da Mancha, até o momento do lançamento, cerca de 64 km  do alvo, quando elevavam-se subitamente até a altitude mínima necessária - geralmente 450 m - para desprender o míssil). 

O peso e o arrasto provocados pelo míssil transportado externamente resultavam em séria redução no desempenho dos já ultrapassados Heinkel e para sobreviver diante das avassaladoras defesas britânicas, os vôos eram realizados à noite e em baixa altitude. A reação da RAF a esse tipo de ataque foi vigorosa, todavia os  Heinkel, voando muito baixo, mostraram-se alvos difíceis. Quando atacados, os pilotos diminuiam a velocidade quase até estolarem, reduzindo a altitude ao menor nível possível e enfrentavam seus atacantes.   Infelizmente, para as tripulações das aeronaves lançadoras, este sistema , extremamente ambicioso para a época, provocou a morte de muitas equipagens, com fatalidades em aproximadamente 50% das missões.
Estima-se que aproximadamente 8.500 foram lançadas contra Londres e Antuérpia (Bélgica), sendo que somente metade delas logrou atingir com maior ou menor precisão os alvos pré-estabelecidos, até que os lançamentos cessassem definitivamente, principalmente em razão da
destruição das rampas de lançamento pela a aviação aliada e pela crescente escassez de combustível e peças.

Dados Técnicos
Comprimento.................8,24 m
Envergadura..................5,30 m
Peso Max. Decolagem....2.200 Kg
Motor............................Pulso-jato Argus 014, 335 Kg. de empuxo
Velocidade Max..............656 Km.
Altitude Max...................3.000 m
Alcance..........................370 Km.
Carga Explosiva..............900 Kg. de Sprengsatz
Lançamento... ................
Por rampas, em catapultas a vapor
                                      ou de aviões bombardeiros adaptados.




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