quarta-feira, 21 de abril de 2010

Martin B-26

AVIÕES

Martin B-26
"Marauder"
O Martin B-26 Marauder, bombardeiro médio bimotor, foi um dos aviões de combate aliados mais polêmicos da Segunda Guerra Mundial.


Em março de 1939, Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos expediu a Circular com especificações para um bombardeiro médio bimotor, especificando velocidade máxima de 560 quilômetros por hora, alcance de 4.800 km e capacidade para carregar até 910 kg de bombas.
Em julho de 1939, a Glenn L. Martin Company apresentou o seu projeto. Sendo considerado superior às demais propostas, a fábrica venceu a concorrência, sendo contratada para produzir uma série inicial de 201 aviões.


O B-26 era uma aeronave rápida e com melhor desempenho do que o contemporâneo B-25 Mitchell.





Era considerado um "avião quente" pela alta performance em vôo.

Suas reduzidas asas proporcionavam-lhe uma elevada carga alar (a maior das aeronaves de sua época) exigindo, por sua baixa taxa de sustentação, grande velocidade nas aterrissagens: Entre 190 e 217 quilômetros por hora.

Os Marauder – definitivamente - não eram aeronaves para iniciantes.
Infelizmente, a premente necessidade dos Estados Unidos, em formar muitos pilotos em pouco tempo resultou em vários acidentes de treinamento.
Os B-26 eram bastante impopulares entre os alunos de grupos de bombardeiros que deram vários apelidos nada enaltecedores ao avião, tais como: “Fazedor de Viúvas”, “Caixão Voador” e “A Prostituta de Baltimore” (por não possuir “meios visíveis” de se sustentar).

Acidentes também aconteceram com pilotos experientes, porém habituados a aeronaves mais dóceis de controlar.
O aumento da superfície alar das asas, aliado a um treinamento adequado aos seus pilotos, fizeram do B-26 uma aeronave segura e eficaz. 

Muitas tripulações passaram a apreciar a sua agilidade, forte armamento defensivo e a robustez de sua estrutura.
Os Marauder da 9ª Força Aérea dos Estados Unidos obtiveram a mais baixa taxa de perdas em missões operacionais entre os aviões de combate americanos em território Europeu: menos de 1,5 %.

No entanto, voar nele continuou a ser, para muitos, um desafio e seguiu sendo impopular entre um considerável número de pilotos ao longo da sua carreira.
Os B-26 eram equipados com dois poderosos motores radiais Pratt &  Whitney Double Wasp R-2800-41 de 18 cilindros, refrigerados a ar, de 2.000 h.p.

Estes motores também equipavam os caças P-47 Thunderbolt e F-4U Corsair.

O Marauder foi utilizado principalmente na Europa, mas também viu a ação no Mediterrâneo e no Pacífico. No início de sua carreira em combate sofreu pesadas baixas, entretanto foi um dos bombardeiros de médio alcance de maior êxito na Força Aérea do Exército Americano.
Suas primeiras missões de combate foram realizadas na Região Oeste do Pacífico Sul, durante a primavera de 1942.

Posteriormente, a maior parte dos Marauders e suas equipagens foi alocada para os Teatros da Inglaterra e da Área do Mediterrâneo.
Um total de 5.288 unidades foi produzido entre Fevereiro de 1941 e Março 1945.

Quando a guerra terminou, o mesmo sucedeu à carreira do Marauder. A Força Aérea rapidamente recolheu todos aviões. Até o final de 1948 todos os Marauders encontravam-se fora de serviço.
Encerrava-se, assim, a polêmica, fugaz e brilhante carreira deste "avião  quente".


Especificações:
Classe: Bombardeiro Médio Bimotor de Asa Alta
Tripulação..............................
 7 
Comprimento......................... 17,75 m 
Envergadura.......................... 19,81 m
Altura...................................
..  6,55 m
Peso vazio............................
. 10,15 ton.
Peso Carregado....................
.. 15,53 ton.
Peso máximo de decolagem..
.. 15,53 ton.
Velocidade máxima................. 465 km/h
Teto de serviço....................... 7.165 m

Motores:
2 Pratt & Whitney R-2800-41 (2.000 hp)

 
Armamento:
Até 9 metralhadoras Browning de 12,7mm
1 no nariz, 4 nas laterais, 2 na torre de cauda, 2 na torre dorsal
Até 2.359 kg de Bombas

Vídeo:    Martin Marauder em Ação

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