quarta-feira, 22 de junho de 2011

22 de Junho – Dia Mundial do Fusca - O Kubelwagen

Histórias

22 de Junho – Dia Mundial do Fusca
Kubelwagen
Volkswagen Beetle / Kubelwagen World Day

No dia 22 de junho se comemora o Dia Mundial do Fusca.
Nesta data, no ano de 1934, o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação da Indústria Automobilística da Alemanha assinavam oficialmente um contrato para desenvolver o chamado “Carro do Povo” (Volkswagen, em alemão), que alcançaria, no futuro, o título de carro mais produzido da história.
 
Atendendo a um pedido pessoal de Hitler, Ferdinand Porsche iniciou, no cpmeço dos anos 30, o desenvolvimento do projeto KdF-Wagen (KdF- Kraft durch Freud, algo como “Força da Alegria”) que resultaria posteriormente no Volkswagen.
Em 1938, antes do início da produção em massa do Volkswagen Tipo 1, as exigências da guerra fizeram com que o projeto fosse alterado para uma variante militar, que deu origem tanto ao Kubelwagen, como ao veículo anfíbio Schwimmwagen e ao menos conhecido Kommandeurwagen (transporte todo-terreno destinado à oficiais em comando).
Kubelwagen
















Apesar de ser muito mais divulgada a história das especificações feitas pelo exército norte-americano para uma viatura militar nas dimensões de um carro utilitário, a verdade é que, cronologicamente foi a Wehrmacht alemã quem se tornou pioneira na especificação de um veículo militar de propósitos e dimensões semelhantes às do Jeep.
A produção do modelo original civil, o “Tipo 1” seria reiniciada somente após o término da guerra, em 1945, sob a tutela das forças de ocupação britânicas, como parte do esforço de recolocar a Alemanha em pé.

As variantes militares eram, em essência, montadas com a mesma suspensão e transmissão, e também com o chassis original (ainda que reforçado).

Entretanto a carroceria e o interior foram modificados para adaptarem-se ao uso militar.

O modelo mais produzido ficou conhecido como Kubelwagen, abreviação de Kubelsitzwagen ou "carro de assentos em forma de balde".
O protótipo foi classificado como Tipo 62, porém os modelos de série definitivos foram denominados Tipo 82.

A produção em larga escala do Tipo 82 - Kubelwagen iniciou-se em Fevereiro de 1940, assim que a linha de montagem da fábrica tornou-se operacional. 
Exceto por um motor maior, adotado em 1943, nenhuma grande mudança foi implementada até que a produção militar se encerrasse em 1945, com o término da guerra.

Apenas pequenas modificações foram sendo adotadas com o passar do tempo, a maior parte delas para eliminar alguns componentes desnecessários e para reforçar outros que haviam se revelado menos robustos do que o exigido pelas severas condições impostas pelo campo de batalha.
Kommandeurwagen
Alguns protótipos foram montados com tração nas quatro rodas (denominados Tipo 86) e com motores diferentes, entretanto nenhum deles demonstrou aumento significativo no desempenho ou em capacidade em comparação ao Tipo 82 padrão.

Mesmo sem tração nas quatro rodas, considerada um dos pilares para o desenvolvimento do Jeep norte-americano, o Kubelwagen provou-se extremamente manobrável e sua mecânica muito confiável, ao operar em terrenos rudes e acidentados.

Quando o exército alemão recebeu as primeiras unidades, imediatamente testou-as em ambientes off-road, com neve e gelo, junto com outros veículos de tração 4x4, para efeito de comparação, a fim de verificar seu comportamento no rigoroso inverno europeu.

O Kubelwagen, com tração em duas rodas, surpreendeu até mesmo aqueles que tomaram parte no seu desenvolvimento, uma vez que passou em praticamente todos os testes com folga, igualando ou até mesmo superando os veículos de tração integral.


Graças ao seu assoalho plano e liso o Tipo 82 movia-se praticamente como um trenó motorizado quando suas rodas se afundavam em areia, neve ou lama, permitindo que ele atuasse como veículo de exploração de maneira muito eficiente.
O fato de ser muito leve, possuir uma caixa de marchas bem reduzida e ser equipado com sistema de diferencial auto-blocante mais do que compensava a ausência de tração 4x4.

Utilizado tanto pela Wehrmacht como pelas Waffen-SS, o Kubelwagen era para os alemães o mesmo que o Jeep foi para os Aliados.

O Kubelwagen possuia 3 cm a mais, em comprimento, que o Jeep Willys. Entretanto, o Jeep superava o VW, no quesito peso, em mais de 300 kg. 

Atingia velocidades de até 80 km/h (8 km/h mais rápido que o Jeep).
Era também muito mais barato de se produzir (cerca de metade do custo de seu "rival" norte-americano).

Seu motor "boxer" de quatro cilindros contrapostos refrigerados a ar, demonstrou ser altamente confiável, tanto em climas muito quentes como em ambientes de frio extremo. Provou sua valentia no calor dos desertos da África do Norte e no rigoroso inverno das estepes russas.

Outro fator positivo era o seu baixo consumo de combustível, característica importante em termos de autonomia e que também ajudava aliviar a logística de suprimentos em um exército que combatia em várias frentes.

Também provou ser menos vulnerável às balas inimigas, pela ausência de radiador.

Além disso, a carroceria, por ser independente da estrutura (chassis) do veículo, lhe conferia a possibilidade de poder ser facilmente modificado  para propósitos específicos.

Schwimmwagen
O Kubelwagen também teve muitas variantes de fábrica. O Tipo 155, por exemplo, era uma variante meia-lagarta que nunca entrou em produção. E o Tipo 166, um anfíbio 4x4 o conhecido Schwimmwagen (algo como “Carro Nadador”) cuja carroceria lembrava as formas de uma banheira e que foi amplamente produzido, com grande sucesso.
Em Março de 1943, o Kubelwagen ganhou um motor maior, de 1.131 cilindradas, originalmente desenvolvido para o Schwimmwagen e que fornecia mais torque e potência que o motor original de 985 cilindradas.
Quando a produção da Volkswagen terminou, ao final da guerra, haviam sido produzidos 50.435 veículos Tipo 82, que provaram-se surpreendentemente robustos, úteis e confiáveis.
Após o término da 2ª Guerra, a Alemanha devastada foi dividida em quatro setores. Aqueles sob controle britânico, francês e americano iriam se transformar na Alemanha Ocidental, enquanto a região sob controle soviético tornar-se-ia a Alemanha Oriental.

A fábrica KdF-Stat (depois rebatizada Wolfsburg), ficava no setor britânico, e sua linha de montagem manteve-se relativamente intacta, ainda que tenha sido um alvo freqüente das bombas aliadas.

A nova Volkswagen então ressurgia, agora sob o controle dos militares britânicos, reiniciando a produção de automóveis civis (Fuscas) em dezembro de 1945.
Em 1949, a empresa (agora renomeada Volkswagen GmbH) voltava às mãos dos alemães, e em 1972 o Fusca passou o pioneiro Ford Modelo T, como o carro mais vendido na história.

No Brasil, o Volkswagen batizado com o popular apelido “Fusca”, começou a ser fabricado em 1959, tendo sua produção encerrada em 1986. Com o incentivo aos carros populares, voltaria a ser fabricado em 1993, para sair de linha definitivamente em 1996, quando contava com 3,2 milhões de unidades produzidas.
O último Fusca fabricado no mundo, saiu de uma linha de montagem no Mexico, em 30 de Julho de 2003.


Um jipe chamado Caroço
O Kubelwagen dos brasileiros na Itália

Era o final de 1944 e a Força Expedicionária Brasileira estava em plena atividade na Itália. O aspirante-aviador Joel Clapp, que pilotava um Piper Cub da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação da FAB, ficou nas nuvens quando viu um Kübelwagen que fora capturado pelos americanos no Norte da África e trazido até a Itália como troféu de guerra.

O carioca Joel tanto insistiu que acabou ganhando o jipe tedesco. A "viatura inimiga" foi pintada no padrão da esquadrilha e recebeu uma enorme bandeira do Brasil. Seu nome de guerra? Caroço.
-Era bem diferente dos nossos jipes. Tinha aquela frente chatinha, esticadinha - lembra o veterano Geraldo Perdigão, que era soldado e servia como motorista na 1ª ELO.

Na base da cidade de Suviana, o Kubelwagen era usado pela turma dos pilotos. Servia também para viagens a cidades vizinhas.

-O pessoal brincava: "põe gasolina", "põe óleo", "põe água"... Mas o motor não levava água! Naquela época a gente não conhecia o Fusca. O Caroço foi o primeiro que vimos - conta Perdigão. 

Vídeo: Kubelwagen Tipo 82
Fontes:
www.history.com
http://tudofusca.blogspot.com
http://armasnacionais.blogspot.com
http://herdeirodeaecio.blogspot.com
http://clubedofuscavaledoaco.blogspot.com
http://fuscaclube-bh.blogspot.com
http://segundaguerra.net
http://ww2db.com

Um comentário: