quinta-feira, 2 de junho de 2011

Erich “Bubi" Hartmann

ASES

  Erich “Bubi" Hartmann
   19 ABR 1921 - 19 SET 1993
Seus compatriotas alemães o conheciam como “Bubi” e “Cavaleiro Louro", seus inimigos chamavam-no pela sua outra alcunha, mais assustadora :"Diabo Negro".

Erich Hartmann nasceu em 19 de Abril de 1921 em Weissach, estado de Württemberg, Alemanha.

Passou seus primeiros anos na China, país que oferecia melhores perspectivas financeiras a seu pai, médico. Regressou à Alemanha com a família em 1928.

Sua mãe, que havia sido uma das pioneiras de vôo a vela na Alemanha, deu-lhe suas primeiras lições de vôo. Hartmann aprendeu a voar em planadores e obteve licença de piloto de aviões a motor em 1939. Em 1937, ele já era instrutor de vela na Juventude Hitlerista.

Em 1940, um ano após o início da II Guerra Mundial,  Hartmann, com apenas 18 anos, era cadete-aviador da Força Aérea Alemã.

Frequentou Luftkriegsschule II (escola de combate aéreo) em Berlim-Gatow e obteve a licença de piloto militar em Agosto de 1941.

De Outubro de 1941 a Fevereiro de 1942, freqüentou a Jagdfliegerschule Vorschule II (Escola Preparatória de Pilotos de Caça) em Speyerdorf Lachen. 
Seu primeiro posto operacional foi na 7./JG 52 (7º Staffel da Jagdgeschwader 52) na Frente Oriental, em 10 de outubro de 1942. O Tenente Hartmann foi colocado sob a supervisão do Oberfeldwebel (Sargento-Aviador) Edmund "Paule" Rossmann, (detentor da Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, 93 vitórias, feito prisioneiro pelos russos 09 de Julho de 1943 e considerado um dos melhores líderes da Frente Oriental).

O começo da carreira de Hartmann foi realmente medíocre, em comparação ao futuro às que ele se tornaria.

Não fosse por seu instrutor e líder, Major Walter Krupinski, Hartmann certamente não seguiria em sua carreira de piloto de caça.

Ele chegou a apresentar seu pedido de transferência para a infantaria devido a seu péssimo desempenho em seus primeiros combates aéreos. No seu primeiro confronto contra os aviões russos, o afoito novato quase abateu seu ala, (Edmund Rossmann) confundindo-o com um inimigo, o que o levou a ser severamente repreendido pelo Gruppenkommandeur Major Hubertus von Bonin. Felizmente para a Luftwaffe, Krupinski, Grislawski e até mesmo Rossmann acreditaram no potencial de Hartmann.

“Bubi” obteve a sua primeira vitória, um avião de ataque ao solo russo Il-2 Sturmovik da força aérea soviética, em 05 de Novembro de 1942.


 Entretanto, seu caça foi danificado no combate, forçando-o a realizar um pouso de emergência.

Pouco depois, em 07 de Novembro de 1942, seria internado com febre amarela, retornando à ativa no início de dezembro.
Em fins de Abril de 1943, já contava 11 vitórias em seu score. Em 23 de Maio já eram 17 abates. Dois dias após fez uma aterrisagem forçada com seu Bf 109 G-4 "White 2" após colidir com um caça soviético LaGG 3.

Por este incidente lhe foi dada permissão para descansar e se recuperar, voltando aos combates no final de Junho.

Em Julho de 1943, já registrava 42 vitórias, incluindo sete aeronaves abatidas somente no dia 07 daquele mês. Em agosto, marcava. No entanto, depois sua vitória número 90 em 20 de Agosto de 1943, voando seu Bf 109 G-6, Hartmann foi abatido e capturado. Fingindo-se de ferido, conseguiu enganar seus captores, que negligenciaram a vigilância dando-lhe a oportunidade de escapar. Conseguiu retornar a sua unidade após dois dias.

Em 02 de Setembro de 1943, Hartmann foi nomeado Staffelkapitän (líder de esquadrão) no 9./JG 52. Em 13 de Setembro, ele foi premiado com o Ehrenpokal (Troféu de Honra). Ele obteve sua 100ª vitória em 20 de Setembro de 1943.  Em Outubro registrava mais 33 vitórias. Hartmann foi condecorado com a Cruz Cavaleiro, em Outubro de 1943, após sua vitória de número 148. Em Dezembro, ele foi premiado com o “Deutsches Kreuz in Gold” (Cruz Germânica em Ouro). Chegou a 150 vitórias em 13 de Dezembro. A 30 de Janeiro de 1944, Hartmann derrubou seis aviões inimigos e em 1º de Fevereiro, conquistou mais cinco vitórias.
26 de Fevereiro de 1944, foi o dia em que marcou 200 vitórias, com o abate de 10 caças Airacobra.

Em 2 de Março de 1944 Hartmann tornou-se o 420º combatente alemão condecorado com o Eichenlaub (Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro. Em Maio, participaria da desesperada retirada das forças germânicas da Criméia. Ele alcançaria 217 vitórias confirmadas, com o abate de seis inimigos em 5 de Maio de 1944.
Em seguida Hartmann foi enviado à Romênia, para atuar na defesa contra os bombardeios diurnos americanos aos campos petrolíferos daquele país. Em 24 de Junho derrubou um caça P-51 da USAAF (265ª vitória). Em 2 de Julho, foi agraciado com o Schwertern (Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho e Espadas). Contava 269 vitórias.

Uma contra-ofensiva russa obrigou sua unidade a retornar à Criméia e em Agosto de 1944, Hartmann obteria 35 vitórias, sendo somente oito no dia 23. Em 24 de agosto de 1944 ele tornou-se o primeiro piloto a alcançar 300 vitórias. Naquele mesmo dia abateu onze aviões inimigos.
Hartmann recebeu, em 25 de Agosto de 1944, a Brillanten (Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes) por suas 303 vitórias sendo um dos 18 soldados alemães a receber este prêmio. Foi proibido de pilotar em combate e designado ao Erprobungskommando 262, para atuar piloto de testes do caça a jato Me 262.
Em Outubro, ficou isento da proibição de combater, sendo nomeado Staffelkapitän no 4./JG 52 (ou 7./JG 52), estacionado na Hungria. Em 1944, já havia elevado o seu score total a 331 vitórias. De 1 a 14 de Fevereiro de 1945, Hartmann comandou o I. / JG 53 como Gruppenkommandeur. Por fim, em 15 de Fevereiro renunciou ao cargo em favor do Hauptmann Helmut Lipfert (203 vitórias, RK-EL) Em meados de fevereiro de 1945, assumiu o comando do I. / JG 52. Em Março foi transferido para Lechfeld a fim de receber treinamento de vôo no jato ME 262, requisitando e obtendo seu retorno ao JG 52. Tornaria-se, em 17 de Abril de 1945, o único piloto a alcançar 350 vitórias e no final de Abril foi promovido a Major.
Obteve sua 352ª vitória derrubando um caça Yak-9 no último dia da guerra em 8 de Maio de 1945, sobre a região de Brünn (Checoslováquia) enquanto o piloto russo fazia acrobacias em comemoração à vitória já noticiada dos Aliados.

Neste dia, Hartmann e Graf receberam ordens de levarem seus aviões até Dortmund, onde deveriam entregá-los aos britânicos. Mas eles se recusaram, pois em sua base estavam aproximadamente 2.000 familiares dos soldados que serviam na JG 52 - e eles não poderiam simplesmente abandoná-los aos russos. Em vez disso, eles se entregaram aos americanos da 90ª Divisão Blindada do Exército, estacionada em Pisek, Tchecoslováquia.
Tudo parecia estar funcionando, até que, em 25 de Maio de 1945, obedecendo a um acordo estabelecido entre os aliados, os americanos entregaram todos os alemães sob seus cuidados - inclusive a JG 52 inteira, aos russos.

“Bubi” seria condenado a 25 anos de trabalhos forçados pelos russos, ficando prisioneiro de guerra por 10 longos anos, antes de retornar à Alemanha, em 15 de Outubro de 1955.
Ele serviu na nova Luftwaffe a partir de 1956, no comando da JG 71 "Richthofen" - a primeira unidade de caças à jato da Alemanha Ocidental. Aposentou-se do serviço ativo em 1970.
Hartmann foi o piloto de caça com o maior score da Segunda Guerra Mundial. Participou de 825 missões, com 352 vitórias registradas. Todas as suas vitórias foram conquistadas no front oriental, incluindo 15 aviões de ataque ao solo Il-2, os robustos Sturmovik.

Durante toda sua carreira de piloto de caça foi abatido 14 vezes.

O que fazia de “Bubi” Hartmann um "Ás entre Ases"?
Difícil responder. Era um magnífico atirador e esplêndido piloto. Entretanto outros pilotos também possuíam idênticos talentos.
Era, reconhecidamente, um cérebro excepcional para avaliar as perspectivas de um duelo. Escolhia seus combates criteriosamente e apenas atacava seus adversários quando as circunstâncias estavam totalmente a seu favor, deixando sempre uma saída em caso de dificuldades.

Em todos os anos de combate no front oriental, nunca perdeu um ala sequer.
Erich Hartmann faleceu em 20 de Setembro de 1993 em Weil im Schönbuch, na Alemanha.
“De todas  as minhas  realizações durante
  a guerra,  a  que  mais me  orgulha é  o
  fato  de  nunca  haver  perdido um  ala.”

                                                                     Erich Hartmann


Vídeo: Erich Hartmann - Greatest Fighter Ace

Fontes:
www.456fis.org
www.luftwaffe39-45.historia.nom.br
www.lexikon-der-wehrmacht.de
http://de.wikipedia.org
http://en.wikipedia.org
http://ligavirtualww2.blogspot.com

2 comentários:

  1. CADA UM DEFENDENDO SUA PÁTRIA... HOMENS DE VALOR INESTIMÁVEL... FILHOS DE ÍCARO. Novelli

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  2. Bati-me noutro contexto,servi a minha Pátria com Honra e espírito de missão. cumpri com a minha obrigação,não me servindo dela!Serei sempre um simples,mas orgulhoso Piloto que deu o seu melhor pela DITOSA PÁTRIA,QUE TANTOS ATRAIÇOARAM!Deus abençoe Portugal.Admiro incondicionalmente este bravo piloto que soube honrar a sua Pátria,quando ela precisou dele.As ASAS são de facto,a nossa maior LIBERDADE!Até sempre BUBI.

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