quarta-feira, 10 de agosto de 2011

10 AGO 1945 - Japão: A Rendição Incondicional

 HISTÓRIAS


 10 AGO 1945
 Japão: A Rendição Incondicional
    Japan: The Unconditional Surrender
A Rendição do Japão

Em 10 de Agosto de 1945, o governo do Japão anunciou a decisão de aceitar os termos da rendição incondicional, conforme o Protocolo da Conferência de Potsdam, pondo um fim definitivo à Segunda Guerra Mundial.

Em agosto de 1945, a Marinha Imperial Japonesa estava sem recursos e uma invasão aliada das ilhas era iminente. 

Enquanto diziam para a população que o povo deveria lutar até o fim, os líderes do Conselho de Guerra do Japão tentaram estabelecer negociações bilaterais para uma rendição à União Soviética, no intuito de fazer com que o governo de Josef Stálin fosse responsável pela mediação da paz com os demais aliados.
Entretanto, os russos renegaram o Pacto de Neutralidade Soviético-Japonês em 5 de abril de 1945 para então  romper, em  julho, relações diplomáticas com o Japão, iniciando a preparação para invadir o Japão, conforme o planejamento conjunto dos Aliados, estabelecido com Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt na Conferência de Ialta.

Nos dias 6 e 9 de agosto, os Estados Unidos lançaram ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki, respectivamente. Em 8 de agosto, a União Soviética declarou Guerra ao japão e iniciou a invasão da Manchúria (chamada de Manchukuo pelos japoneses), derrotando rapidamente o Exército Imperial japonês que ocupava a Manchúria e a Coréia.
Após os ataques nucleares e a derrota do Exército Imperial na Ásia continental, o Imperador Hiroíto determinou ao Conselho de Guerra que tentasse negociar uma paz minimamente honrosa com os Aliados.

Em meio às derrotas militares, ocorreu uma tentativa de golpe de Estado fracassada. O imperador Hiroíto então acabou aceitando a rendição incondicional do Japão.

Embora os aliados tivessem concordado em só negociar a paz em conjunto, foram os soviéticos que mais resistiram a aceitar as condições de paz, muito favoráveis aos EUA, uma vez que os seus próprios exércitos estavam avançando rapidamente sobre a China ocupada pelo Japão.
O avanço soviético na China e norte da Coréia, assim como a avanço americano no sul da Coréia só foram interrompidos em 1° de setembro.

Na Coréia, o avanço soviético foi interrompido no paralelo 38, quando as tropas estadunidenses desembarcaram em Incheon.

Em 28 de agosto, começou formalmente a ocupação do Japão pelo Comandante Supremo das Forças Aliadas. A cerimônia oficial de rendição aconteceu no dia 2 de setembro, quando oficiais do Japão representando o Imperador assinaram a ata de rendição do Japão ao general americano Richard K. Sutherland, a bordo do USS Missouri. Desde então, a população dos países aliados comemoram o Dia V-J.

A rendição japonesa encerrou a II Guerra Mundial, legando consequências para o Japão e para os demais países da região.

Existem muitas controvérsias a respeito das negociações que levaram á rendição japonesa, pois os Estados Unidos chegaram a declarar que esta era uma "rendição incondicional". Entretanto a rendição japonesa foi diferente da rendição alemã, esta última uma rendição verdadeiramente"incondicional".

No caso do Japão, parte do governo japonês, incluindo o Imperador, foi mantida no poder, e apenas uma parcela desta elite foi condenada por causar a guerra. As negociações de paz resultaram em uma ocupação bem diferente da ocorrida na Alemanha, que foi ocupada pela União Soviética e Estados Unidos.

O Japão foi ocupado apenas por tropas dos Estados Unidos, enquanto os soviéticos permaneceram tão somente nos territorios que haviam ocupado, como o norte da China, e por um período mais longo na porção norte da Coréia.

A divisão da Coréia acabou sendo intensificada em seguida, levando à  uma divisão definitiva do país, mantida até os dias atuais.

O Japão ocupado por tropas americanas, foi desmilitarizado na sequência da guerra. Embora tenha sido impedido de possuir forças ofensivas, parte das suas forças armadas foram mantidas sob comando dos EUA, que as utilizaram para manter o controle sobre a Coréia do Sul e Taiwan. Uma considerável fração destas forças ainda tomou parte da Guerra da Coréia (1950-1953), subordinada ao exército dos Estados Unidos.
Na China e na porção norte da Coréia, regiões libertadas pela URSS, cresceu muito o apoio aos comunistas, ao ponto destas regiões aderirem ao socialismo antes do término da década de 1940.

Com a vitória dos comunistas na Revolução chinesa em 1949, a ilha de Taiwan, que havia sido transformada em território colonial durante a ocupação japonesa, foi mantida como um país capitalista graças ao apoio dos Estados Unidos e em conformidade com os interesses japoneses.

As ilhas Sakhalinas e as ilhas Kurilas acabaram definitivamente anexadas pela URSS, e até hoje pertencem à Rússia.

Vídeo: Japanese Surrender in Color
Fonte:
http://pt.wikipedia.org

Um comentário:

  1. Explêndido post ! Valeu pelo vídeo ! Nunca tinha visto assim em cores... muito bom que a família resolveu divulgar.

    E sempre penso, que momento terrivel que foi pro Japão, ao mesmo tempo um alivio pra todos depois.

    ResponderExcluir