sábado, 14 de janeiro de 2012

Cartazes de Propaganda: Aviação


  IMAGENS
  Cartazes de Propaganda: Aviação
     "Propaganda Posters: Aviation"


Conceitualmente, o termo propaganda se refere a um "modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação."(Richard Alan Nelson, 1996). 
A propaganda, como hoje a conhecemos, nasceu nos meios políticos, utilizada como instrumento de persuasão em prol de governos, ideais e/ou partidos.
Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida: a propaganda comercial, que em uma acepção mais correta deveria ser identificada como publicidade e não como propaganda.
Ao invés de trabalhar a comunicação com imparcialidade, a propaganda manipula informações para influenciar o público, apresentando os fatos seletivamente, conforme a sua conveniência (mentira por omissão), estimulando determinadas conclusões ou utilizando mensagens exageradas e repetitivas para gerar respostas emocionais e não racionais às informações e idéias transmitidas.
A propaganda é uma atividade humana tão antiga quanto os registros de acontecimentos. Os escritos romanos de Lívio são considerados obras-primas da propaganda estatal pró-Roma.
O termo "propaganda" tem a sua origem no gerúndio do verbo latim propagare, remetendo ao sentido de "algo que precisa ser espalhado", equivalente ao português propagar, difundir algo, originalmente referindo-se ao plantio agrícola.
A propaganda é uma poderosa arma. Serve para desumanizar o inimigo, criar aversão contra um grupo em especial, orientar a população no esforço de guerra, unir a nação, arrebanhar mão de obra, vender bônus de guerra, elevar o moral e estimular o alistamento militar, entre outras coisas. Em síntese, motivar a mente coletiva, buscando um consenso em que todos se sintam afetados e responsáveis pelos acontecimentos presentes e futuros, criando a noção de que repousam, de certa forma, em suas mãos, os destinos do povo, da cultura e da nação.
Os nazistas acreditavam na propaganda como um instrumento crucial para atingir seus objetivos. Hitler havia ficado impressionado com o uso maciço da propaganda pelos Estados Unidos (e pela histeria anti-alemã provocada na população) durante a Primeira Guerra Mundial. Goebels, o principal artífice da propaganda do Terceiro Reich, é reconhecido até hoje pela eficácia com que organizou e dirigiu os trabalhos para conquistar a mais ampla simpatia do povo alemão (e austríaco) para com os ideais nazistas.
Durante a Segunda Guerra, a propaganda atingiu um ápice, sem paralelo na história de até então. Ambos os lados, Aliados e Eixo - cada um a seu modo - a utilizaram maciçamente como poderoso instrumento para arrebanhar corações e mentes em prol de seus objetivos.
No campo das artes visuais, a Segunda Guerra Mundial produziu um inconfundível estilo, todo próprio em cores, formas e expressões faciais.  
Das pin-ups americanas aos simpáticos cartazes britânicos, passando pelas simbólicas imagens dos "camaradas socialistas" lutando com fuzis e arados para defender a Mãe Rússia, indo até o uso da fusão de imagens de temas então contemporâneos com a sombria mitologia gótica,  amplamente utilizada nos pôsteres alemães.
Nesta postagem, uma seleção de cartazes e peças publicitárias relacionados à aviação militar, na qual o leitor poderá perceber, em alguns, governos promovendo suas Armas Aéreas junto à população e em outros, esforços das indústrias aeronáuticas em demonstrar ao público o quão poderosos e modernos eram seus aviões e motores - denotando objetivos mais comerciais do que patrióticos. Até a coca-cola aproveitou a guerra para faturar mais!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 

Vídeo: Pôsteres da Segunda Guerra

Fontes:
http://posters.co.uk
http://adbranch.com
http://allposters.com
http://livingwarbirds.com
http://art.co.uk
http://lonesentry.com
http://ww2incolor.com
http://warplane.com
http://pt.wikipedia.org
http://tokdehistoria.wordpress.com
http://chicomiranda.wordpress.com
www.valoratsea.com

Um comentário:

  1. Excelente post...

    Dá pra ver as diferenças visuais entre cada beligerante pelo seus posters, os americanos são os mais caprichados e detalhistas, os alemães são mais cinzentos e sombrios, os soviéticos tem um estilo próprio, onde se destaca sempre a multidão, a pressão e a vitória advinda da imensa massa humana disponível (forçada) para a guerra. Os posters italianos também são bonitos e os ingleses seguem o estilo dos americanos.

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